Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/por-que-se-registrar/>.
Acesso em 28/03/2024 às 14h43.

Por que o profissional deve se registrar?

Por que o profissional deve se registrar?

Você sabe por que o registro no CRQ-IV/SP é essencial para a sua carreira?
Para ajudar você, profissional da Química, a entender melhor sobre o assunto, trazemos aqui os principais motivos:

  • É uma obrigatoriedade legal
    • Para exercer atividades profissionais que exijam conhecimentos na área da Química, o registro em CRQ é obrigatório, conforme estabelece o artigo 25 da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956.

      Para participar de concursos públicos, já que os editais de concursos exigem o registro para quem pretende assumir cargos de competência dos profissionais da Química.

      Para participar de processos seletivos na área da Química, já que o setor de recrutamento nas empresas tem exigido o registro em CRQ, como requisito nas contratações, a fim de cumprir o disposto no artigo 27 da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956.

    Para saber mais sobre a legislação que regulamenta a profissão, clique aqui.

  • Contribui para o fortalecimento da profissão
    • Ao se registrar, você colabora, efetivamente, para que o CRQ-IV/SP possa trabalhar pela defesa da sociedade e coibir o exercício ilegal da profissão. Para saber mais sobre o registro profissional, clique aqui.

  • Oferece acesso a certidões exclusivas
    • Certidão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – documento que define, para os efeitos legais, o responsável técnico pelo desenvolvimento de atividade profissional na área da Química.
      Para saber mais, clique aqui.

      Certidão de Anotação de Função Técnica (AFT) – documento emitido a pedido do profissional registrado no CRQ-IV/SP, para certificar que ele está habilitado para o desempenho de determinada função técnica na área da Química.
      Para saber mais, clique aqui.

      Certidão de Comprovação de Aptidão Técnica (CCAT) – documento emitido pelo CRQ-IV/SP que comprova a experiência do profissional no mercado de trabalho e agrega valor ao seu currículo profissional.
      Para saber mais, clique aqui.

  • Confere benefícios ao profissional registrado
    • Bolsa de Empregos – poderá cadastrar seu currículo na Bolsa de Empregos, plataforma exclusiva de vagas do CRQ-IV/SP, possibilitando que empresas da área da Química visualizem seu currículo

      Cursos, Palestras e Eventos – poderá se beneficiar de descontos especiais, e até mesmo gratuidade, ao participar de cursos de aprimoramento, palestras e eventos técnicos promovidos pelo CRQ-IV/SP.

      Descontos em Planos de Saúde – poderá adquirir um plano de saúde coletivo por adesão, com condições especiais de preço e carência. Para saber mais, clique aqui.

    Compartilhar